CONCESSÃO METROVIÁRIA DO RIO DE JANEIRO

PROJETO E IMPLANTAÇÃO

Linhas 1 e 2

  • Projeto e implantação do Sistema de Supervisão e Controle Centralizado de Tráfego e Tração – SSCTT na Linha 1 (trecho Uruguai – Ipanema/General Osório).
  • Projeto e implantação do Sistema de Supervisão e Controle Centralizado de Tráfego e Tração – SSCTT na Linha 2 (trecho Pavuna – Estácio) do Metrô do Rio de Janeiro.
  • Projeto e implantação de simulador de tráfego que permite visualizar cenários de tráfego ocorridos durante um período da operação (playback da operação) previamente selecionado, assim como simular diferentes cenários de movimentação de trens para desenvolvimento e depuração do Sistema de Supervisão e Controle Centralizado. Essa ferramenta permite também determinar o número máximo de trens circulando em uma linha, em um determinado período de tempo, sem comprometer o funcionamento do Sistema de Supervisão e Controle.

Linha 1A

  • Projeto e implantação de Sistema de Supervisão e Controle Centralizado de Tráfego e Tração na Linha 1A, que integra a operação das Linhas 1 e 2, através do trecho São Cristóvão – Central, permitindo a operação da Linha 2, de Pavuna até Botafogo e da Linha 1, de Uruguai até Ipanema/General Osório.
  • Projeto executivo e implantação do Sistema de Sinalização da Linha 1A (Trecho São Cristóvão-Central) do MetrôRio, englobando o desenvolvimento de software, a adaptação do sistema convencional pré-existente, o projeto de instalação, os testes em plataforma e em campo, a colocação em operação e o acompanhamento operacional.

PROJETO BÁSICO

Linha 1 e Linha 2

  • Elaboração do projeto básico e do termo de referência para contratação do Sistema de Supervisão e Falhas que abrange os Sistemas de Controle Local e os Sistemas Centralizados de Energia, Auxiliares, Passageiros e do sistema de CFTV (Circuito Fechado de TV).

Linha 4

  • Elaboração do projeto básico do Sistema de Sinalização e Controle de Trens, Sistema de Controle Centralizado de Tráfego e Tração, Sistema de Supervisão e Falhas (Controle Centralizado e Local de Energia, Auxiliares e Pasageiros), Sistema de Controle de Arrecadação e de Passageiros (Bilhetagem Eletrônica) e Sistemas de Telecomunicações (SCADA, Sistema de Informação aos Passageiros, Sistema de Transmissão de Dados, CFTV, Telefonia, Radiocomunicações) para a Linha 4.

ANÁLISE DE SEGURANÇA

Linha 1

  • Análise de segurança do Sistema de Sinalização do trecho Botafogo – Arcoverde da Linha 1.

Linha 2

 
  • Análise de segurança do Sistema de Sinalização, trecho Irajá–Pavuna da Linha 2.